JOHN TURTURRO, Biografia










 






Ator e realizador norte-americano John Michael Turturro, nasceu a 28 de fevereiro de 1957 em Brooklyn, Nova Iorque, EUA. De descendência siciliana, filho de Katherine (Siciliana, de Agrigento), uma cantora amadora de jazz que trabalhou para a Marinha durante a Segunda Guerra Mundial, e Nicholas Turturro (Bari, Itália), um carpinteiro e pedreiro.
Michael Turturro casou com Katherine Borowitz (atriz) em 1985.
John Turturro ganhou uma bolsa de estudo para frequentar a prestigiada Escola de Representação de Yale.

No cinema, teve o seu primeiro pequeno papel no clássico Raging Bull (O Touro Enraivecido, 1980), de Martin Scorsese.
Depois fez mais alguns pequenos papéis, como em Desperately Seeking Susan (Desesperadamente Procurando Susana 1985), Hannah And Her Sisters (Ana e As Suas Irmãs, de Woody Allen, 1989), e o filme que o consagraria para o cinema, com sua brilhante atuação em Do The Right Thing (Não Dês Bronca) onde fez o papel do italiano racista, um filme  de Spike Lee, em 1989.
John Turturro tornou-se um ator preferido de realizadores como os irmãos Joel e Ethan Coen e de Spike Lee onde participou em vários filmes destes realizadores.
Spike Lee voltou a convidar para o filme He Got Game (Tudo em Jogo, 1998), Mo' Better Blues (Quanto Mais Melhor, 1990), Jungle Fever (A Febre da Selva, 1991), Clockers (Passadores, 1995), Girl 6 (A Rapariga: Código 6, 1996), Summer of Sam (Verão Escaldante, 1999) e She Hate Me (Ela Odeia-me 2004).
Com os irmãos Joel e Ethan Coen, trabalhou no thriller Miller's Crossing (História de Gangsters, 1990), interpretou o papel de um dramaturgo em Barton Fink (Barton Fink - Delírios De Hollywood 1991), que lhe valeu o prémio de Melhor Ator no Festival de Cannes; fez de jogador de bowling em The Big Lebowski (O Grande Lebowski, 1998), participou também em O Brother Where Art Thou? (Irmão, Onde Estás?, 2000).
Também trabalhou com vários realizadores consagrados como Woody Allen, Robert Redford, John Dahl, Robert De Niro, Anthony Hopkins,  Martin Scorsese entre outros.
A carreira de John Turturro como realizador nunca atingiu o êxito da sua carreira como ator. Os seus dois primeiros filmes como realizador "Mac" (1992) e "Illuminata" ainda conheceram algumas críticas positivas e distinções em Festivais de Cinema, porém “Romance and Cigarettes” (2007) e "Passione" (2010) passaram despercebidos nas salas de cinema.
Em “Fading Gigolo”, o filme não só é realizado pelo ator como irá ser protagonizado e co-escrito por este.


Como realizador:
Mac (1992)
Illuminata (1998)
Romance e Cigarros (2005)
Passione (2010)
Fading Gigolo (2013)



Sem comentários:

Enviar um comentário