Titulo: Ás Segundas ao Sol
Titulo Original: Los Lunes Al Sol
País: Esp/Ita/Fra
Género: Drama
Ano: 2002
Diretor: Fernando León de Aranoa
Elenco: Javier Bardem, Luis Tosar, José Ángel Egido, Nieve de Medina, Enrique Villén, Celso Bugallo, Joaquín Climent, Aida Folch, Serge Riaboukine, Laura Domínguez
Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa (Javier Bardem), um homem rebelde e auto-suficiente que se recusa a admitir o fracasso. Mas a verdade é que ele e seus companheiros, dos quais ele se torna uma espécie de líder, são perdedores completos, mergulhados no alcoolismo e em crises familiares.
Santa (Javier Bardem) chateia-se com facilidade, mas é um lutador, justo, e bom companheiro - tem um ombro sempre à mão. Jose (Luis Tosar) vê o desemprego intrometer-se na sua vida e no seu casamento, como se fosse uma terceira pessoa - e os silêncios aumentam. A mulher, Ana, trabalha, faz o turno da noite numa empresa de conservas, mas está obcecada com o seu cheiro e vê o tempo passar por ela. Lino continua a tentar: todos os dias usa o seu fato, todos os dias vai a entrevistas de emprego, deposita sempre todas as esperanças, tenta cumprir os requisitos. Mas as mãos atraiçoam-no e suam. Amador é mais velho do que os outros e já deixou de tentar, está sempre a beber, já se deixou levar pelo desencanto, mas é ele o espelho em que mais tarde todos se poderão rever. Serguei é russo e era astronauta, se é verdade ou não ninguém sabe.