JAVIER BARDEM Biografia


Data de Nascimento: 1 de Março de 1969
Local de Nascimento: Las Palmas de Gran Canaria
Pais: Espanha

Proveniente de uma família de atores e cineastas, jogou rugby na seleção espanhola e estudou pintura, antes de se decidir pela carreira cinematográfica. Até então, contava apenas com uma pequena participação no cinema: com onze anos, atuou ao lado da mãe, Pilar Bardem.
Em 1994, ganhou os prêmios Fotogramas de Prata , de melhor ator no Festival de San Sebastián e o Prêmio Fernando Rey de melhor interpretação, por Dias Contados. .Em 1995 e 1996, ganha o Prêmio Goya. Em 1997, é escolhido o melhor ator do cinema europeu, por sua atuação em Carne Trêmula, de Pedro Almodóvar.

Por sua atuação em Antes de anoitecer, em que vive o papel do poeta cubano Reynaldo Arenas, discriminado e perseguido por ser homossexual, recebe o prêmio de melhor ator do Festival de Veneza. Com este filme ganha projeção internacional e se torna o primeiro espanhol indicado ao Oscar de melhor ator.
Protagoniza o filme de estréia de John Malkovich como diretor, Guerrilha sem face (2002), em que narra a história da captura de Abimael Guzmán, líder do grupo guerrilheiro Sendero Luminoso, do Peru.
Em 2003, volta a ganhar o prêmio Goya por seu papel em Segunda feira ao sol. Na cerimônia de entrega do prêmio, faz um protesto contra a invasão do Iraque. No ano seguinte, vence novamente no Festival de Veneza por seu complexo papel em Mar adentro. Neste filme, Bardem interpreta um personagem real, o tetraplégico Ramón Sampedro que empreendeu nos tribunais espanhóis uma batalha judicial pelo direito a se suicidar. Em 2005, foi membro do júri no Festival de Cannes.
No ano de lançamento de Os fantasmas de Goya (2006), ao lado de Natalie Portman, Bardem está envolvido em vários projetos. No ano de 2007 aparece em O amor nos tempos de cólera, baseado em romance de Gabriel García Márquez. Foi convidado a participar de um filme mexicano sobre a história de um casal homossexual que quer adotar um filho e poderá viver o famoso terrorista venezuelano Carlos, o Chacal, em filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, de Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel.

Em 2008, recebeu o Óscar na categoria de melhor ator coadjuvante , pelo seu papel no filme "No Country for Old Men", tornando-se no primeiro actor espanhol a receber este galardão.
Cada vez mais solicitado pelos grandes diretores, ele é chamado por Woody Allen para estrelar em Vicky Cristina Barcelona (2008), e participa de Biutiful (2010) de Alejandro González Inárritu e 007 - Operação Skyfall (2012) de Sam Mendes, The Counselor (2013) de Ridley Scott.