Título: O Caminho do Poder
Título Original: All the King's Men
País: Alemanha / EUA
Gênero: Drama
Ano: 2006
Direção: Steven Zaillian
Elenco: Sean Penn (Willie Stark), Jude Law (Jack Burden), Kate Winslet (Anne Stanton), Anthony Hopkins (Judge Irwin), James Gandolfini (Tiny Duffy), Mark Ruffalo (Adam Stanton), Patricia Clarkson (Sadie Burke).
Uma fascinante história sobre a ascensão de um homem humilde no poder político e a força destrutiva da corrupção e da deslealdade, que acabarão por despedaçar a sua alma.
Uma fascinante história sobre a ascensão de um homem humilde no poder político e a força destrutiva da corrupção e da deslealdade, que acabarão por despedaçar a sua alma.
Atingido pelos efeitos da Depressão, há muitos pobres no estado da Louisiana. Neste contexto surge o populista e demagogo Willie Stark (Sean Penn). Ele é estimulado por um partido de oposição, que busca os votos dos indecisos, a disputar o cargo de governador, sendo convencido pelo manipulador Tiny Duffy (James Gandolfini) e também por um jovem jornalista, Jack Burden (Jude Law).
Willie Stark promete aos eleitores que irá fazer de tudo o que tiver ao seu alcance para acabar com os políticos corruptos que enchem o parlamento do país.
A retórica de Willie cresce e ele não pára de fazer promessas de forma eloquente, o que faz com que seja eleito governador com a maior margem registrada no estado. Após ser eleito senador começa a ganhar notoriedade e perder os valores de qual se candidatou, tornando cada vez mais parecido com aqueles que tenta perseguir.
O suposto idealismo de Willie com o tempo dá lugar a um questionável modo de agir. Um processo contra ele tem andamento e o conhecido juiz Samuel Irwin (Anthony Hopkins) diz a um jornal que há base legal para isto. Willie então incumbe Burden de procurar algo "podre" no passado do Irwin, para fazê-lo mudar de posição.
O protagonista foi inspirado no americano Huey P. Long, ex-governador da Louisiana e ex-senador, conhecido como 'Kingfish'.
Baseado no romance clássico vencedor do Pulitzer de 1946 de Robert Penn Warren
Sem comentários:
Enviar um comentário