WOODY ALLEN Biografia


Woody Allen
Nome: Allan Stewart Konigsberg
Natural de: Brooklyn, Nova York, EUA
Data de nascimento: 01/12/1935

Allen Sterwart Konigsberg (Woody Allen) descendente de judeus, nasceu e viveu a infância num bairro judaico em Nova Iorque. É cineasta, roteirista, escritor, actor e músico americano.
Aos 15 anos, já como Woody Allen, começou a escrever para colunas de jornais e programas de rádio. Ao mesmo tempo, frequentava a Universidade de Nova York, mas nunca chegou a se formar.
A sua primeira experiência cinematográfica aconteceu no ano de 1966 , no filme  “O que há de novo, gatinha?”, (roteiro). Como director estreou-se  em 1969, com “Um assaltante bem trapalhão”, e de lá para cá foi mantendo uma impressionante média de um filme por ano.
Ao longo da sua carreira no cinema, fez mais de 40 filmes, quase todos em Nova York. Muitos dos seus filmes falam sobre neuroses comportamentais do dia-a-dia, dramas judaicos, distúrbios sexuais, sempre com uma crítica mordaz e subtil em longos diálogos .
Woody Allen descreve-se  da seguinte maneira “As pessoas sempre se enganam em duas coisas sobre mim: pensam que sou um intelectual (porque uso óculos) e que sou um artista (porque meus filmes sempre perdem dinheiro).”
A vida amorosa de Allen sempre deu o que falar à imprensa. Do seu casamento  com Mia Farrow, com quem esteve casadado até 1997, quando começou a namorar Soon Yi, filha adotiva de Mia Farrow,  35 anos mais nova que Allen, com quem está casado até o momento
Indicado 18 vezes ao Oscar em diversas categorias e vencedor de um prêmio de melhor roteiro (por Hanna e suas Irmãs), Allen nunca compareceu a uma cerimônia de Oscar até que em 2002, após os atentados de 11 de setembro, resolveu fazer uma homenagem a Nova York no Oscar.

Sem comentários:

Enviar um comentário